sábado, 11 de julho de 2020

Lar Estrela Semente


Através do Projeto Social implementado pelo Núcleo Assistencial Caminho e Vida – “CECAVI” deu-se início as atividades do “Lar Estrela Semente” voltado a atender os idosos da região, visando oferecer cestas básicas através realização de bazar beneficente e o tradicional pechinchão de roupas seminovas.  Em 1996, o “CECAVI” aluga uma casa no bairro do Cangaíba onde o “Lar Estrela Semente” passa a realizar sua trajetória em outro local, inicia-se uma nova jornada na integração dos trabalhos sociais direcionados pelo “CECAVI”. O objetivo desta casa é estar integrada aos cuidados do idoso na região, através das Práticas Integrativas e Complementares realizadas por profissionais capacitados, por meio do trabalho voluntário. 

Com o passar dos anos os trabalhos foram se adaptando ao público local e novas técnicas foram implementadas, atendendo uma demanda e assegurando os cuidados consigo mesmo e ao próximo em uma visão humanista e espiritual.

Em 2013, o “Lar Estrela Semente” passa a atuar próximo ao “CECAVI” no bairro da Vila Ré,  em casa doada por uma família frequentadora das atividades do “Núcleo Assistencial Caminho e Vida”, por meio do reconhecimento e gratidão destinado ao bem maior, assim nossos idosos continuam a beneficiar-se dos trabalhos sociais da casa.

A nova casa após uma reforma interna e externa, conta com novas parcerias na formação do trabalho de doação de amor e caridade, onde os recursos terapêuticos PICs – Terapias Integrativas e Complementares, vêm proporcionando o equilibro, bem-estar físico e emocional aos atendidos.

Nossas práticas visam também a ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano voltado ao autocuidado.

Dentre as práticas integrativas o Lar Estrela Semente desenvolve atividades, tais como:

Acupuntura: é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

Auriculoterapia:  é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.


Cromoterapia: é um tratamento complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores como o amarelo, vermelho, azul, verde, lilás ou laranja, atuando em células do corpo e melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente, sendo que cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.


Argiloterapia:  é um tratamento natural. Utiliza-se de argila de diferentes cores com funções específicas atuando como ferramentas reequilibrantes.


Massagem Relaxante:  é uma técnica com movimentos firmes e suaves sobre o corpo, auxilia na circulação sanguínea, previne problemas musculares, diminui o cansaço físico e mental, estimulando a produção de hormônios que promovem o bem estar.


Moxabustão: é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizado na acupuntura.

Reflexologia Podal: é uma técnica não invasiva e natural para promover bem estar ao estimular pontos específicos do pé. Sua técnica remonta à antiguidade, quando a pressão em pontos específicos do corpo era utilizada como uma forma de medicina natural terapêutica e preventiva.


Reiki:  é uma prática que se baseia na crença da existência da energia vital universal "Ki", manipulável pela imposição de mãos. A palavra Reiki significa "atmosfera misteriosa" e é uma combinação de dois caracteres japoneses - REI que significa "divino" e KI que significa "energia vital".


Ventosa:  é um tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.


Atividades físicas direcionadas as necessidades dos idosos:  Práticas de pouco alongamento, musculação, condicionamento físico para desenvolver e melhorar a flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.


Escuta Afetiva:  é a capacidade de ouvir de forma atenta, isenta e empática. Ela é de extrema valia em qualquer situação, importante aos idosos.


Orientações Alimentares: visa a educação e informação nutricional, processo pelo qual os idosos são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição saudável e estilo de vida.

Todos os idosos são acolhidos, com ênfase nos atendimentos humanizados, compreendendo o corpo como instrumento que necessita de cuidados, visando a promoção da saúde, proporcionando melhor qualidade de vida, elevando a autoestima e motivação, despertando empoderamento na Senescência, possibilitando bem estar físico, mental, emociona e espiritual, reequilibrando as energias através das práticas.

Agendamento: Os atendimentos são realizados mediante agendamento e disponibilidade de vagas.

Informações: os interessados devem dirigir-se a secretaria da casa para triagem e disponibilidade de vagas.

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

Segunda-feira

Terça-feira

Sexta-feira

14h às 19h

13h às 18h

08h30 às 11h

Texto baseado nos relatos da Sra. Maria Matielo Vernaglia Jaure Nunez, cofundadora do Núcleo Assistencial Caminho e Vida, a qual tratamos por Dona Maria Elzira, pelos autores servidores voluntários Ieda Moura de Santana Pereira e Ricardo Mattiello.

 “Todos estamos matriculados na escola da vida, 

onde o mestre é o tempo”

                               Cora Coralina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, o mesmo será passado pela moderação, antes de ser publicado.