quinta-feira, 23 de julho de 2020

PROJETO FALA QUE EU TE ESCUTO

O convívio social e familiar é essencial ao ser humano. Como forma de conter a propagação da Covid 19, autoridades governamentais e profissionais da área da saúde estabeleceram inúmeras medidas de higiene como também o distanciamento social, constatou-se que as pessoas idosas eram as mais atingidas por apresentarem maior número de comorbidades e enfraquecimento do sistema imunológico, que integram ao grupo de risco. Considerando este fato, a equipe de voluntários do Núcleo Assistencial Caminho e Vida, coordenado pelos servidores da casa Dinorá Maria da Silva, Herica Simone Matiello e Iara Maristela de Faria, vem realizando um trabalho de atendimento a distância, por meio de ligações telefônicas, voltado aos idosos do CECAVI e LAR ESTRELA SEMENTE  de modo que eles  sintam-se  acolhidos durante o período da pandemia.

O projeto iniciou em maio e já foram realizadas mais de 150 ligações. Os telefonemas possibilitam uma escuta afetiva neste período de distanciamento social.

“A partir dessa conversa, os idosos estabeleceram vínculo, externando suas emoções sendo acolhidos de forma amorosa.  O importante é que eles saibam que estamos juntos para ajudá-los a atravessar este momento de pandemia”, explica os coordenadores do Projeto Ieda e Ricardo.

A dinâmica funciona da seguinte forma: assistente social Dinorá Maria, cuja equipe é formada por mais 02 servidoras, fazem a ligação para os idosos e realizam uma escuta afetiva, de maneira acolhedora, transmitindo motivação para aflorar a alegria de viver, de forma que percebam a importância do diálogo.

“Enfatizamos a importância da ingestão de água, alimentação saudável, sono reparador, leitura de livros, ouvir músicas que remetam a momentos felizes, dançar, atividades físicas como alongamentos, cuidados com as plantas, fazer artesanatos, como também se desligarem de notícias que podem desencadear tristeza, angústia e depressão neste momento de isolamento social”, acentua os coordenadores do projeto.

Essas ligações também funcionam como um único momento de interação para muitos idosos: “Todos agradecem muito pelo contato, alguns dizem que a nossa ligação foi a única recebida no dia, na semana ou até mesmo no período de isolamento. Nosso objetivo é levar um pouco do carinho, amorosidade através da escuta tão necessária para que o acolhimento seja uma forma de vencer esse período difícil enfrentado por todos.

Texto: Ricardo Mattiello e Ieda Moura de Santana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, o mesmo será passado pela moderação, antes de ser publicado.